Wimbledon: favoritos, premiação e tudo sobre Grand Slam mais famoso do tênis
Content
- Ranking de Tênis – 2024
- Calendário ATP – 2024
- Quantos títulos Bia Haddad tem na carreira?
- Sinner revela noites sem dormir por causa do escândalo do doping
- – Novak Djokovic
- Copa Davis e Billie Jean King Cup
- Atletas roraimenses do vôlei de praia seguem na disputa pelo pódio nos Jogos Escolares Brasileiros
- ATP 250 e WTA 250
- Sinner, mesmo após ‘novo capítulo’ de polêmica com doping, derrota Lehecka nas quartas do ATP 500 de Pequim
- US Open seleciona as 10 melhores jogadas de Sabalenka
- Estêvão é o jogador mais valioso do Brasileirão 2024
- Sérvio busca título olímpico neste domingo ( , às 9h (de Brasília), contra o espanhol Carlos Alcaraz
Thiago Wild estreia contra o anfitrião Paul Jubb, nº 289 do mundo e que recebeu um convite da organização do torneio, e Thiago Monteiro pega o australiano Alexei Popyrin, nº 47 da ATP. Já Felipe Meligeni encara o croata Borna Coric, ex-top 15 do ranking. Sem eles, o favoritismo recai nos ombros de Carlos Alcaraz, o atual campeão, e Jannik Sinner, o novo número 1 do mundo.
- Em 2024, o sérvio conquistou o último grande torneio que lhe faltava e foi campeão olímpico em Paris.
- A mulher mais bem paga do tênis, a americana foi a porta-bandeira dos Estados Unidos nas Olimpíadas de 2024.
- E planejou inclusive fazer mais uma tatuagem, com os anéis olímpicos, que vão lhe cair bem ao lado da Torre Eiffel que tatuou recentemente perto do tornozelo comemorando seu primeiro título no Aberto da França.
- Ela foi a tenista mais jovem da história a figurar no top 10 da WTA, aos 14 anos e 235 dias.
- Pigossi fará sua estreia contra a ucraniana Dayana Yasstremska, na segunda partida da quadra 8.
- Em simples, ela venceu quatro Grands Slams, com três títulos no US Open e um no Australian Open.
- O circuito profissional de tênis chega à primeira metade da temporada de 2024 e alguns dados vão se consolidando.
- Antes disso, na condição de amador, ele não podia embolsar tais valores.
- Resumo dos resultados dos atletas brasileiros de olho em Los Angeles 2028 e os bastidores do esporte.
Ranking de Tênis – 2024
Em duplas, Martina Hingis conquistou todos os quatro Grand Slams, além de uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Vencedora de 9 Grand Slams, a sérvia naturalizada norte-americana Monica Seles não foi vitoriosa apenas em Wimbledon, onde perdeu uma final para Steffi Graf em 1992. O WTA Finals, que será realizado em quadra dura, acontecerá em 2024, entre 2 e 9 de novembro, em Riade, na Arábia Saudita. Alguns dos maiores nomes do tênis devem competir em Paris 2024, incluindo Rafael Nadal, Novak Djokovic, Andy Murray e Venus Williams. Carlos Alcaraz, um jovem talento espanhol, também é esperado para ser um dos destaques do evento. Quando Alcaraz conseguiu ter sua primeira chance de quebra – por três vezes – no sétimo game.
Calendário ATP – 2024
Ao que tudo indicada, este será a última participação no The Championships. Uma das modalidades mais tradicionais da Olimpíada, o tênis desperta curiosidade do público, principalmente, pelos astros envolvidos, como o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Nova Djokovic. Ao mesmo tempo, um fator que chama atenção é a série de ausências de tenistas em Paris-2024. Com a desistência do italiano Jannik Sinner, 1º do mundo, na última quarta-feira, já são 21 ausências de peso entre homens e mulheres. Por conta da pouquíssima idade, ela terá uma limitação no número de torneios profissionais que pode disputar e vai ter que mesclar o calendário com grandes torneios do juvenil.
Quantos títulos Bia Haddad tem na carreira?
Outra mudança importante é Zverev, que via para quarto do mundo, mais próximo do top-3. Tomando que Djokovic vai perder alguns torneios em breve, Zverev pode subir mais no ranking. No segundo dia, os pontos por vitória dobram, valendo dois pontos.
Sinner revela noites sem dormir por causa do escândalo do doping
Não à toa, é considerada uma das melhores tenistas de duplas de todos os tempos. Vale destacar que o WTA Finals é um torneio anual disputado pelas oito melhores tenistas do mundo, conforme o ranking da WTA. Bia Haddad conquistou um título (simples) em 2024, sagrando-se campeã do WTA 500 de Seul, na Coreia do Sul, em 22 de setembro.
– Novak Djokovic
Antes dela, Emma Navarro (Estados Unidos) e Julia Grabher (Áustria) se enfrentam a partir das 7h. Mas o espanhol reagiu e foi muito bem em um duelo para fechar o game, encontrando uma paralela no fundo da quadra quando os dois estavam próximos da rede. Restou ao sérvio apoiar a raquete no chão e se curvar por alguns instantes. Foi apenas no 5 a 3 que um dos tenistas conseguiu abrir mais de um ponto de vantagem, quando Alcaraz cometeu um erro não forçado.
Copa Davis e Billie Jean King Cup
Com 154 conquistas, ela é também a segunda tenista com mais títulos no circuito feminino, atrás apenas de Martina Navratilova. Número 1 do Brasil, a paulistana Beatriz Haddad Maia deu um salto no ranking mundial graças aos seus bons desempenhos nas últimas semanas. Cada comitê olímpico nacional vai enviar um máximo de 12 atletas que vão representar seu país, divididos de forma igual entre homens e mulheres. A classificação olímpica dos tenistas leva em conta alguns critérios específicos como a participação em eventos como a Copa Billie Jean King e a Copa Davis, além de sua posição nos rankings da ATP e WTA. O representante mais experiente do tênis brasileiro, Thiago Moneteiro chega como o número 86 do ranking da ATP.
Atletas roraimenses do vôlei de praia seguem na disputa pelo pódio nos Jogos Escolares Brasileiros
Há outros enormes atrativos envolvendo a final do tênis masculino olímpico, no domingo, às 7h (de Brasília), entre o sérvio Novak Djokovic e o espanhol Carlos Alcaraz. E um dos mais curiosos é que, pela primeira vez, a final do tênis masculino em uma Olimpíada será disputada pelos dois principais favoritos. Reeditando a final do torneio de https://arenatotal.org/ Wimbledon deste ano, Carlos Alcaraz e Novak Djokovic duelam pelo topo da lista dos jogadores de tênis mais bem pagos de 2024, de acordo com a Sportico. Apesar de possuir um currículo no tênis que se destaca de todos os outros na era moderna, Djokovic foi superado por Alcaraz tanto nas quadras de Wimbledon quanto na disputa financeira.
ATP 250 e WTA 250
- Então, não é ser suposto GOAT, é ser, DE FATO, o GOAT devido às suas conquistas.
- Apesar do compromisso firmado com a Universidade da Virgínia, o carioca de 17 anos mantém as portas abertas para o tênis profissional.
- Essa é a primeira vez desde 2003 que a organização do Grand Slam decide manter 100% dos wild Cards em «casa».
- Estrelas como Novak Djokovic e Rafael Nadal ainda estão presentes, mas a nova geração de tenistas também começa a se destacar no cenário financeiro.
- A tenista número 1 do mundo chega como favorita absoluta para as Olimpíadas de Paris 2024.
- No masculino, a primeira novidade é a presença de Alexander Zverev na segunda posição do ranking.
- O confronto promete ser emocionante, já que será um encontro inédito no circuito.
Ela é ainda dona de quatro medalhas de ouro e uma prata em Jogos Olímpicos — na história do tênis nas Olimpíadas, ninguém conquistou tantas medalhas quanto ela. Já Monteiro, de 30 anos, é o mais experiente do trio brasileiro e vai disputar Wimbledon pela 6ª vez. No entanto, o cearense, nº 2 do Brasil, venceu apenas um jogo da chave principal, justamente na sua estreia em 2017. Seu melhor resultado em Slams, assim como xará mais novo, também foi em Roland Garros, quando chegou na 3ª rodada em 2020. Então, não é ser suposto GOAT, é ser, DE FATO, o GOAT devido às suas conquistas. Nesse quesito, quem teve maior sucesso até agora na história foi Novak Djokovic.
Sinner, mesmo após ‘novo capítulo’ de polêmica com doping, derrota Lehecka nas quartas do ATP 500 de Pequim
Os espanhóis estreiam neste sábado (27) contra os argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni, às 14h na quadra Philippe-Chatrier. No simples, Alcaraz joga contra o libanês Hady Habib, na segunda partida da quadra Suzanne-Lenglen, que terá Paolin x Bogdan no primeiro jogo, às 7h. A nova estrela do mundo do tênis chega a Paris com todos os holofotes possíveis.
Torneio de Wimbledon 2024: Onde assistir e programação
Os atuais campeões do torneio são o espanhol Carlos Alcaraz e a tcheca Markéta Vondroušová. Rafael Nadal desistiu de participar para priorizar os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Anna Kalinskaya começou melhor, quebrando o serviço da brasileira no início da partida e desperdiçando três break-points no terceiro set, o que poderia ter lhe dado uma vantagem significativa. Contudo, Bia Haddad reagiu bem, conseguindo duas quebras de serviço para vencer a primeira parcial. 💸 A situação de João FonsecaAtual número 226 no ranking da ATP, o brasileiro acumula cerca de US$ 143 mil (R$ 735 mil) em prêmios em dinheiro desde o início do ano.
O equilíbrio foi reduzido em cinco milímetros para melhorar a manobrabilidade e oferecer uma potência controlável. Djokovic é o único tenista a conquistar cada um dos quatro torneios Grand Slam ao menos 3 vezes, também é o único a vencer por 4 vezes ao menos três Grand Slams por temporada (2011, 2015, 2021 e 2023). Realizada durante três dias, a Laver Cup divide os times entre Europa e Mundo, com cada equipe sendo treinada por ex-tenistas ilustres que marcaram a história do esporte. Com uma estrutura única e pontuação crescente, a Laver Cup se destaca no calendário do tênis. Com a vitória, a tenista americana, atual 24ª do mundo, vai enfrentar nas oitavas de final a belarussa Aryna Sabalenka, número 2 do mundo e principal cabeça de chave em Pequim.
Com essa vitória, Bia subiu cinco posições no ranking mundial, alcançando o 12º lugar. Na temporada passada, Bia brilhou ao disputar as semifinais de Roland Garros. Além disso, ela conquistou o título do WTA Elite Trophy tanto em simples quanto em duplas, consolidando sua posição como uma das principais tenistas do circuito.
- Klugman já tem até uma vitória sobre a top 200 Lily Miyazaki e deu trabalho para a francesa Oceane Dodin, então 114ª do mundo, durante o ITF de Shrewsbury em outubro.
- A checa Barbora Krejcikova e a grega Maria Sakkari caíram um lugar cada e selam o Top 10.
- Um adolescente espinhudo, número 3 do mundo fatura 7 milhões de dólares a mais que o suposto GOAT em patrocínios.
- Eleita a Novata do Ano pela WTA, a russa Mirra Andreeva teve uma evolução notável ao longo da temporada de 2023.
- Com esses resultados, ela se aproximou de seu recorde pessoal, alcançado em junho do ano passado, quando chegou a ser a 10ª colocada no ranking mundial.
Lembrança agridoce de Bia
Seu discípulo Alcaraz disse que visualizou estar no pódio, com a medalha de ouro no peito, ouvindo o hino da Espanha. E planejou inclusive fazer mais uma tatuagem, com os anéis olímpicos, que vão lhe cair bem ao lado da Torre Eiffel que tatuou recentemente perto do tornozelo comemorando seu primeiro título no Aberto da França. Recordista de títulos de Grand Slam, o sérvio Novak Djokovic ficou na segunda colocação com seus US$37,2 milhões faturados (US$ 12,2 milhões de premiação e US$ 25 milhões em patrocínios). Outra baixas de última hora no masculino foram de Hubert Hurkacz, 7° do mundo, e Holger Hune, 16º e ex-top 5. O polonês não se recuperou a tempo de um problema no joelho, enquanto o dinamarquês sofreu uma lesão no punho às vésperas de Paris-2024 e precisou adiar sua estreia olímpica. A americana Coco Gauff caiu três colocações, para o sexto lugar, por não defender o título do US Open do ano passado.
Laver Cup 2024: a grande competição do tênis mundial
- Pelo visto vai morrer fazendo imitacoes em quadra, organizando jogos em cadeiras de rodas e anunciando que doou 200 mil euros pra caridade (sem citar quem recebeu) implorando por amor.
- Nas duplas, ao lado de Luisa Stefani, as brasileiras enfrentam as chinesas Yuan Yue e Zhang Shuai também neste sábado, na quadra 12, com horário previsto para 11h30.
- O fim do US Open, no domingo, trouxe diversas mudanças para os rankings da ATP e da WTA, nas atualização desta segunda-feira.
- Maria Sharapova disputou 10 finais e conquistou 5 títulos de Grand Slam ao longo de sua carreira.
- Nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, o italiano Jannik Sinner segue na liderança.
- Quando Alcaraz conseguiu ter sua primeira chance de quebra – por três vezes – no sétimo game.
- Do outro, o maior nome da nova geração, que, aos 21 anos, já ostenta quatro troféus desse nível.
Sua trajetória incluiu vitórias notáveis contra adversárias de alto nível, o que solidificou sua posição entre as 20 melhores tenistas do mundo. O sérvio chega a Paris com sede de vencer o único título que falta em sua carreira, o Ouro Olímpico. Djokovic se tornou recentemente o maior vencedor de Grand Slams da história do tênis, com 23 troféus, ultrapassando Nadal. Porém, sua carreira ficou marcada pela frustração nos jogos olímpicos, tendo conquistado apenas uma medalha de bronze, em Pequim 2008. Em 2024, o sérvio conquistou o último grande torneio que lhe faltava e foi campeão olímpico em Paris.
Ao lado do colombiano Nicolas Barrientos, ele superou os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori na semifinal do torneio de duplas masculinas por 2 sets a 1 (2/6, 6/3 e 10/5) e tentará o título. Depois dos Grand Slams, o torneio que mais oferece pontos no ranking mundial masculino é o ATP Finals, que era chamado Tennis Masters Cup até 2008. Já no circuito feminino, a competição equivalente é o WTA Finals. Considerando os melhores tenistas da era aberta, pode-se afirmar que a altura entre 1,85m e 1,90m tem sido fator relevante em suas carreiras vitoriosas. Conhecida como “Little Mo”, ela venceu todos os Grand Slams, acumulando 9 títulos em simples.
A onda de interesse em Alcaraz está se tornando tão grande que ele pode arrecadar até sete dígitos em um torneio ou em um jogo de exibição, como o amistoso contra Nadal promovido pela Netflix, lançado em março deste ano. Entre os jogadores de tênis mais bem pagos deste ano, encontramos figuras que não apenas brilham nas quadras, mas também são verdadeiros ícones globais. Estrelas como Novak Djokovic e Rafael Nadal ainda estão presentes, mas a nova geração de tenistas também começa a se destacar no cenário financeiro. A organização escolheu 4 vencedoras de majors para entrarem direto na chave principal. Naomi Osaka, Caroline Wozniacki e Angelique Kerber, estão retornando para o circuito após a maternidade e a «dona da casa» Emma Raducanu, que sofreu com no lesões no ano passado, foram as contempladas.
A melhor tenista brasileira é a grande esperança de medalha para o Brasil, tanto na simples quanto na dupla. Bia é a atual número 13 do ranking WTA e volta a Roland Garros, onde foi à semifinal em 2023, mas acabou perdendo na primeira rodada neste ano. A brasileira vive uma temporada complicada, em que sofreu derrotas prematuras nas primeiras rodadas, embora tenha conseguido se manter no top 20 do ranking mundial. Bia confia nas quadras verdes para retomar uma sequência de vitórias e repetir o que fez em 2022, quando conquistou seus primeiros títulos da WTA nas cidades inglesas de Nottingham e Birmingham.
O Djokovic está em segundo lugar aos 37 anos, não é uma boa posição? Falar que todo mundo quer distância do Djokovic é outra afirmação que está totalmente fora da realidade. O positivo é que pessoas que fazem esse tipo de comentário não têm medo de passar vergonha.
- Naquele ano, Federer, o mais velho do grupo, foi campeão da chave juvenil.
- Seu discípulo Alcaraz disse que visualizou estar no pódio, com a medalha de ouro no peito, ouvindo o hino da Espanha.
- Outra baixas de última hora no masculino foram de Hubert Hurkacz, 7° do mundo, e Holger Hune, 16º e ex-top 5.
- Por ser o torneio mais antigo do mundo, Wimbledon costuma ser o Grand Slam «dos sonhos» de muitos tenistas do circuito atual.
- Com mais apoio da torcida presente na quadra Philippe Chatrier, Djokovic começou forte o primeiro game, chegando a fazer 40-0.
- Um deles diz respeito aos tenistas que mais faturaram até o momento.
- Foi assim que ela conquistou no ano passado seu primeiro título de WTA no 250 de Osaka, no Japão, sem perder nenhum set ao longo da semana.
- Apenas são considerados os valores pagos oficialmente pelas chaves dos torneios.
A altura ideal para os homens seria 1,88 m e para as mulheres 1,80 m. Isso quando tratamos de atletas que competem em alta performance. Ela teve uma longa pausa na carreira entre 1993 e 1999, antes de voltar ao circuito e conquistar três títulos de Grand Slam. Nas duplas, a norte-americana foi campeã no Aberto dos Estados Unidos, em Roland Garros e Wimbledon, além de ter disputado seis finais do Aberto da Austrália.
Carlos Alcaraz arrecadou cerca de US$ 45 milhões nos últimos 12 meses, US$ 6 milhões a mais que Djokovic (US$ 38,7 milhões), tomando o primeiro lugar que era do sérvio até 2023. Quem deve ser o seu principal rival é Sinner, italiano de 22 anos que acaba de «roubar» o posto de número 1 do mundo de Djoko. A grande sensação do circuito venceu seu 1º título de Grand Slam no começo do ano, o Australian Open, e vive uma temporada espetacular. Chegou às semifinais de todos os torneios que disputou em 2024, exceto no Masters 1000 de Madri, quando caiu nas quartas devido a uma lesão. Murray era outro ex-número 1 do mundo que aparentava desfalcar o tradicional torneio de tênis. O britânico, bicampeão em 2013 e 2016, sentiu uma lesão nas costas na semana passada durante o ATP 500 de Queen’s e precisou operar um cisto na medula espinhal, a menos de dez dias do Slam.
Com mais apoio da torcida presente na quadra Philippe Chatrier, Djokovic começou forte o primeiro game, chegando a fazer 40-0. Mas logo Alcaraz entrou no jogo e conseguiu salvar os três break points. Seus saques potentes traziam dificuldades para Djokovic até o quarto game, quando o sérvio chegou a ter um break point com o espanhol zerado no placar. Mas Alcaraz conseguiu virar, com suas deixadas indefensáveis tanto perto da rede, quanto no fundo da quadra, aproveitando os avanços de Djokovic. O americano Andre Agassi foi o único principal favorito nas simples da modalidade a triunfar em Olimpíadas.
Isso deu a chance para Djokovic fechar o primeiro set quando o espanhol tentou uma de suas deixadas, que vinham funcionando, mas que desta vez foi respondida por uma bola fraca também de Djokovic, que levou o set. Além desses grandes nomes do tênis, outras três britânicas foram convidadas e a australiana Ajla Tomljanovic completou a lista. A tenista foi eliminada na estreia do WTA 500 de Berlim, por exemplo. Se o sonho é brilhar na grama, quem a conhece de perto aposta em outro estilo. «Ela conseguiu se adaptar, mas para mim ela será protagonista no saibro e na rápida», opina Fernando Meligeni, comentarista da ESPN.
A brasileira busca somar pontos para alcançar o WTA Finals, torneio que encerra a temporada e reúne as oito melhores tenistas do ano. Luisa Stefani ao lado de Laura Pigosssi conquistaram a primeira medalha da história do tênis brasileiro em Tokyo 2020. Luisa é uma das melhores duplistas do mundo e agora vai jogar com Bia Haddad, que é a principal brasileira da atualidade. Ela tem em seu currículo 27 títulos, sendo três WTA 1000 e três WTA 500, fora a conquista do Australian Open ao lado do também brasileiro Rafael Matos, nas duplas mistas. Outra tenista que soube aproveitar muito bem os torneios jogados na América do Sul foi a argentina Julia Riera, de 21 anos e que teve como resultados de destaque a semifinal em Buenos Aires e as quartas em Montevidéu. A tenista que ocupava apenas o 258º lugar no início do ano passado já está com o melhor ranking da carreira, na 137ª posição.
Fils não parou de evoluir, conquistou seu primeiro ATP no saibro de Lyon e também foi vice nas quadras duras e cobertas de Antuérpia, na Bélgica. Os fãs brasileiros poderão vê-lo de perto no Rio Open em fevereiro. O torneio de Wimbledon, terceiro Grand Slam da temporada 2024, começa nesta segunda-feira (1º), em Londres.
O tênis é uma modalidade que já esteve presente sete vezes em jogos olímpicos. Para os jogos de Paris em 2024, os critérios de classificação devem ser os mesmos utilizados em Tóquio, ou seja, um total de cinco categorias com 172 atletas. Os Jogos Olímpicos de 2024 serão realizados em Paris, a cidade considerada um dos templos mundiais do tênis. A modalidade será disputada nas mesmas quadras do famoso torneio de Roland Garros. Além disso, a participação de tenistas renomados nas olimpíadas dever ser um dos pontos altos dos jogos. Do outro, o maior nome da nova geração, que, aos 21 anos, já ostenta quatro troféus desse nível.